segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sobre a sinceridade

Algumas pessoas têm uma bela tendência a ser bastante sinceras; se expressar de maneira franca tende a ser uma grande virtude no nosso mundo fingido e enrolão, em que as pessoas, por opção ou falta dela, preferem inventar "outras verdades" (uma maneira bonita de não dizer mentiras). Filho(a), confesso que eu mesmo, sem hipocrisia, tento, por vezes, fazer o mesmo. O que eu venho propor aqui é que nós, como pessoas, sejamos, cada vez mais, sinceros; e, em primeiro lugar, devemos começar por nós mesmos, pois, quem mente para si próprio, não pode garantir verdades ao seu próximo. Em segundo lugar, possamos ser sincero, mas claro, sem sermos insensíveis. Normalíssimo no mundo contemporâneo é você ter sido, ou provável que ainda será, machucado por aqueles ditos "sinceros demais". Bem, esses já estão a meio caminho certo (em minha singela opnião), só que não se pode parar por aí, pra não atrofiar o exercício de sinceridade diária. Se você quer ser sincero, aprenda a falar; não posso garantir que não existirão machucados aqui e ali, ou reações das mais adversas, mas a coisa anda bem melhor quando se está esclarecida.
Bem, porque o surto sobre a sinceridade? Cabe a mim agora ser sincero também. Lendo Por uma educação romântica, do grande Rubem Alves, eu estou aprendendo um pouco sobre sinceridade. Também estou aprendendo sobre outras virtudes, mas essa me chamou especial atenção. Peço que dia após dia, eu possa estar aprendendo a ser mais sincero comigo mesmo e com os outros, sem deixar de ser sensato. Assim poderei me tornar uma pessoa melhor.
Texto dedicado aos meus amigos sinceros.

3 comentários:

Mima disse...

Sim, de fato, é importante ser sincero... se bem q nao se deve ser sincero sem ser prudente... às vezes, é melhor ser sincero e resguardado, do que querer explicar tudo tim-tim por tim-tim... e acabar se expondo demais... proteger-se é sempre bom... ser sincero tbm... ser prudente tbm...

[Qt a postar Sandy e Junior, rsrsrs, não acho brega, como todo mundo... e, qt a postar Chico Buarque, =), pq não em breve? ^^ Obrigada pelo comentario!]

Mima disse...

Hahaha! Telespectador assíduo! Obrigada... =)

Como descobriu meu humilde e pobre bloguinho?

Yuri Padilha disse...

eu sou um sincero enrolão.